Manutenção de Sistemas

Manutenção de sistemas é o processo de melhoria e otimização de um software já desenvolvido (versão de produção), como também reparo de defeitos.

 

Sabemos que a vida de um software não termina após a sua implantação. Ele ainda viverá durante muito tempo. Será utilizado por anos, e com certeza, terá muitas atualizações, gerando novas versões do sistema. Nesse sentido, a manutenção é caracterizada pela modificação do software já entregue ao cliente, ou seja, a manutenção é qualquer alteração no software após sua entrada em produção.

 

A manutenção de um software é todo o procedimento que visa prevenir o surgimento de possíveis defeitos ou, detectá-los antes que possam causar um grande estrago. Também pode ser definida como atividade onde o objetivo é melhorar o desempenho de determinado software, corrigir falhas ou adequá-los a novos ou modificados padrões.

 

Existem três tipos principais de manutenções em softwares, Adaptativas, Corretivas e Evolutivas:

 

Adaptativas: Consiste na adaptação de um software às novas tecnologias como versões mais recentes de programas, processadores mais potentes etc.

 

Corretivas: Tem por objetivo corrigir erros do programa geralmente descobertos e transmitidos pelos próprios usuários do software.

 

Evolutivas: são alterações que visam agregar novas funcionalidades e melhorias para os usuários que as solicitaram.

 

A Message possui um sistema de HelpDesk (com acesso pelo nosso site) para que o cliente possa registrar e acompanhar toda e qualquer solicitação, seja ela uma manutenção evolutiva ou corretiva.